Está aqui :

Está aqui

Noticias e Eventos

Encontro Nacional de Ciência Cidadã || 26 de outubro || Lisboa - Teatro Thalia || das 10h00 às 17h30
A investigação e os processos de inovação desenvolveram-se exponencialmente ao longo do século XX, acompanhando a necessidade e a tendência para a democratização do acesso ao conhecimento e dos seus benefícios para a sociedade.

Expressões como “responsabilidade social”, “investigação responsável”, “public engagement”, “investigação colaborativa”, “co-criação” ou “ciência cidadã” constituem hoje uma evolução na forma como a ciência é pensada, criada, comunicada e apropriada.

Esta evolução, e a sua integração no paradigma da Ciência Aberta, tem criado contextos de inclusão de múltiplos atores sociais na participação ativa em processos científicos e na definição de agendas de investigação, alinhando os processos e os resultados da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

É neste contexto que se realiza o Encontro Nacional de Ciência Cidadã que tem como objetivos:
Dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã
Promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento
Capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação
Identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal
Alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios
Estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã
Iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã

Até 20 de outubro, está aberta a submissão de propostas de apresentações para o painel: “O Meu Projeto de Ciência Cidadã em 3 Minutos”. (http://www.ciencia-aberta.pt/ciencia-cidada)
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória

Trials ativos

EBSCO – Disponível até 1 de novembro
• Art & Architecture Complete
• Humanities International Complete

O trial encontra-se acessível através do URL: http://search.ebscohost.com , selecionando a opção EBSCO Research Databases

ProQuest – Disponível até 30 de novembro
• ProQuest Central
• Ebook Central • Academic Video Online (AVON)

O trial encontra-se acessível através do URL: http://proquest.libguides.com/b-on/home

Sessão “Leveraging the resources of the IEEE and IEEE Xplore Digital Library” || 25 de outubro || 14h30 – 16H00
No próximo dia 25 de outubro, das 14h30 às 16h00, irá decorrer a sessão “Leveraging the resources of the IEEE and IEEE Xplore Digital Library”. A sessão será conduzida por Paul Henriques, Manager de Serviços ao Cliente do IEEE para Portugal.

Programa da sessão:
• novos conteúdos da plataforma IEEE Xplore Digital Library;
• alertas de citações, descarregamento de vários artigos em simultâneo;
• acesso a código e algoritmos;
• divulgação de recursos do IEEE para autores;
• sugestões aos investigadores relativamente a patentes e propriedade intelectual.

Público-alvo: estudantes e investigadores ligados às áreas de interesse da comunidade IEEE

Local da sessão: Sala B019

A sessão decorrerá em inglês e é gratuita mas requer inscrição prévia.

Para mais informações contacte infoliteracia@fe.up.pt.

Formação de utilizadores da Biblioteca: 1º semestre de 2017/18

Inscrições abertas

Já está disponível o programa de formação regular da Biblioteca para os meses de outubro e novembro de 2017.

Neste primeiro semestre a oferta de formação da Biblioteca foca-se na exploração de bases bibliográficas e de e-books, no uso de gestores bibliográficos, na publicação científica e na divulgação dos seus serviços e recursos aos estudantes internacionais.

As sessões decorrem na Sala de Formação da Biblioteca e são de frequência gratuita, requerendo inscrição prévia no website da Biblioteca.

Consulte o programa e inscreva-se!

Para mais informações: infoliteracia@fe.up.pt.

Biblioteca – Serviço de Infoliteracia

Trial das bases de dados: Art & Architecture Complete e Humanities International Complete || Disponível até 1 de novembro

Até ao próximo dia 1 de novembro estará ativo um trial para duas bases de dados da EBSCO, nomeadamente Art & Architecture Complete e Humanities International Complete.

O trial encontra-se acessível através do seguinte URL: http://search.ebscohost.com, selecionando a opção EBSCO Research Databases.

Para mais informações: infoliteracia@fe.up.pt.

Logo FEUP
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto