Associação

A USE tem por fins promover a cooperação e a partilha de informação entre os utilizadores do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH e de outros produtos informáticos da Ex-Libris em Portugal e fomentar o seu desenvolvimento como resposta às facilidades criadas pelas novas tecnologias de informação e às novas formas de organização e funcionamento dos serviços de biblioteca.
São objectivos específicos da USE:

  1. Manter um observatório relativo a problemas, desenvolvimentos, experiências e discussões em curso, referentes aos sistemas utilizados pelos associados da USE.pt e a sistemas análogos.
  2. Criar e manter uma biblioteca digital de recursos, como por exemplo manuais, normas e procedimentos comuns relacionados com as diversas funcionalidades de cada sistema.
  3. Coordenar e ordenar os pedidos de desenvolvimento e/ou documentação relativos aos sistemas dos produtos informáticos da Ex Libris utilizados em Portugal e nos demais países em que mantenha associados, servindo como porta-voz junto dos distribuidores nacionais do software e junto do Grupo Internacional de Utilizadores de Ex Libris (IGeLU - International Group of Ex Libris Users).
  4. Estabelecer políticas, normas e procedimentos comuns relativos ao processamento bibliográfico, sem prejuízo da autonomia de funcionamento de cada instituição.
  5. Apresentar, autonomamente ou em cooperação com outras organizações, projectos de investigação e desenvolvimento relativos à gestão e funcionamento de bibliotecas e serviços de informação a qualquer instituição de financiamento nacional ou internacional.